domingo, 29 de abril de 2007

Basquetebol: Origem

Origem do Basquetebol


Foi no ano de 1891 que o Dr. James Naismith, um professor canadiano de Educação Física na YMCA (Young Men's Christian Association) em Massachussets (E.U.A.) inventou o basquetebol. Verificando que durante o tempo chuvoso de Inverno os seus alunos começavam a mostrar algum desinteresse pelas aulas de ginástica, que na altura era a única actividade que se podia praticar dentro do ginásio, procurou criar um jogo que servindo os objectivos da Educação Física os motivasse. A primeira ideia foi combinar elementos dos vários jogos já existentes. Começou por modificar o futebol americano, tornando-o menos violento. Mas habituados a atirarem-se para os seus adversários com toda a sua força, os alunos acharam esta versão "soft" uma verdadeira «piada»...

Naismith tentou então o futebol (soccer).

Depois de muitas biqueiradas e algumas janelas partidas, concluiu que tinha de inventar algo completamente inovador: «percebi que um indivíduo é fortemente influenciado pela tradição e que qualquer tentativa de modificar jogos já conhecidos seria sempre um fracasso. Tornou-se para mim evidente que era necessário um novo principio», escreveu no seu livro.

Porquê um cesto de pêssegos?

É nesta fase da história que surgem os cestos da colheita de pêssegos. Mas o que é que um cesto para guardar pêssegos tem de diferente de um para maçãs? Não se sabe, mas a verdade é que é assim que reza a história em todas as versões consultadas. Suspendeu então dois desses cestos nos topos do ginásio, onde os alunos deveriam introduzir a bola. No entanto, como os cestos tinham fundo, sempre que encestavam tinham que subir por uma escada para recuperarem a bola. O ritmo era por isso constantemente cortado. Imaginaram então um mecanismo controlado por um longo fio, que, ao ser puxado vertia o fundo do cesto e a bola caía no chão. Só mais tarde é que o fundo foi retirado, dando uma maior dinâmica à partida.

Proposta de: Isabel Ferreira Velho, 12º B


Atletismo: História

História do Atletismo

O atletismo é uma modalidade desportiva cujas origens remontam à antiguidade grega e aos primeiros Jogos Olímpicos, realizados no ano de 776 a. C. Por isso, pode dizer-se que é a forma mais antiga de organização desportiva. Na era moderna dos Jogos (iniciada em 1896), o atletismo marcou a sua presença, tornando-se um desporto fundamental na realização deste evento. Desporto tradicionalmente amador, é encarado como o modelo do próprio ideal olímpico. O atletismo, no entanto, vem-se transformando num fenómeno altamente profissionalizado, traduzindo-se em receitas significativas para atletas, clubes e patrocinadores.
Entre 1880 e 1920 formaram-se associações de atletismo um pouco por todo o mundo. A Federação Internacional de Atletismo Amador foi fundada em 1912 e é a entidade responsável pelas competições internacionais. O primeiro campeonato oficial de atletismo a nível mundial só viria a ser institucionalizado em 1983.
Esta modalidade desportiva consiste numa variedade de desportos competitivos de corrida, marcha, saltos e lançamentos. As provas de corrida e de marcha realizam-se em pista, em estrada, ou em corta-mato.
As provas de corrida disputadas no âmbito dos Jogos Olímpicos dividem-se em três grupos: provas de velocidade, das quais fazem parte as distâncias de 100, 200 e 400 m, e estafetas; e as provas de meio-fundo e fundo, compreendendo os 800, os 1500, os 5000 e os 10 000 m, os 3000 m obstáculos, a meia-maratona e a maratona, uma longa corrida realizada em estádio e estrada. As corridas com barreiras efectuam-se em 110, 200 e 400 m para homens, e 100 e 400 m para senhoras.
As provas de saltos incluem o salto em altura, o salto em comprimento, o triplo salto e o salto à vara. Os lançamentos dividem-se em lançamento do dardo, do disco, do martelo e do peso. Existe ainda o decatlo, especialidade que abarca um conjunto de dez modalidades atléticas, compreendendo provas de corrida, lançamento e salto.

Proposta de: Fátima Fernandes, 11ºA